Ferramentas de acessibilidade

Comissão de Urbanismo, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal esclarece dúvidas com representantes do Executivo Municipal sobre problemas no trânsito de Patos de Minas

Os vereadores apresentaram as demandas de trânsito da população e cobraram providências por parte dos responsáveis. A efetivação do Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transporte (PAITT) também foi discutida.

 Em atendimento à solicitação de alguns vereadores e de demandas apresentadas pela população, a Comissão de Urbanismo, Transporte e Trânsito - CUTT da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu uma Reunião Especial na tarde desta segunda-feira (31/7) para discutir, com representantes do Executivo Municipal, diversas questões relacionadas ao trânsito do Município. Um grande volume de reclamações sobre o trânsito local tem chegado aos gabinetes dos vereadores, que enviam as queixas da população à prefeitura e solicitam diariamente providências por parte dos responsáveis.

A CUTT é composta pelos membros efetivos, vereadores Vicente de Paula Sousa (presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Wanderlei Rodrigues Resende – Prof. Delei, e suplentes Nivaldo Tavares e Mauri da JL. Também participaram do encontro os vereadores Ivan Rosa, José Eustáquio, Professor Daniel, Professora Beth, Ezequiel Macedo, Itamar André, Vitor Porto e Wilian de Campos. A intenção dos parlamentares é sanar dúvidas relacionadas à efetivação do Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transporte (PAITT) e a outros problemas de trânsito no Município.

Representaram o Executivo Municipal a secretária municipal de Trânsito, Transporte e Meio Ambiente, Ana Paula Morais; o secretário municipal de Governo, Emerson Rocha de Azevedo; e a secretária municipal de Administração, Ana Paula Vasconcelos.

Após questionamentos dos parlamentares, a secretária de Trânsito explicou que ela assumiu a pasta há 7 meses e, por isso, alguns processos ainda estão em fase de reestruturação. Ao ser indagada pelos vereadores sobre os serviços prestados pela empresa contratada para desenvolver o Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transportes - PAITT em Patos de Minas, a secretária explicou que a Prefeitura realizou a “rescisão contratual com a empresa, de maneira amigável”, devido à impossibilidade da prestação do serviço de uma forma mais ampla e global, de acordo com os anseios da atual Administração Municipal.

Ana Paula esclareceu que a empresa anteriormente licitada havia realizado um estudo sobre o trânsito de Patos de Minas, avaliando as mais diversas situações que envolvem a mobilidade urbana no Município. Conforme a secretária, a empresa encerrou os trabalhos na fase de diagnóstico, tendo recebido o valor de cerca de R$ 169 mil reais pelos estudos, consulta pública e diagnóstico realizados.

Entretanto, a secretária esclareceu que o rompimento contratual não trará prejuízos ao poder público e à população. “Todos os dados coletados e o diagnóstico já realizados serão aproveitados pela nova empresa que já está em processo de contratação”, justificou. Além disso, Ana Paula reforçou que a contratação da nova empresa possibilitará um olhar mais abrangente do trânsito de Patos de Minas e apresentará soluções efetivas para as questões coletadas”. Segundo ela, ainda não há previsão para o começo dos trabalhos da nova empresa, mas Ana Paula garantiu que a secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade está trabalhando e acompanhando para que inicie o mais breve possível.

Na oportunidade, os vereadores também questionaram sobre outras demandas que envolvem o assunto. Uma delas é a “grande quantidade de multas” aplicadas pelo Município, que muitos cidadãos relatam ser “improcedentes”. Todavia, a secretária disse que todas as autuações são feitas por agentes capacitados, pela polícia militar e por meio de radares, explicando que todas as multas podem ser recorridas em 3 instâncias, sendo 2(duas) na Prefeitura e 1(uma) no Estado. “Todos os recursos são analisados no mérito e com base em provas. Ao nosso ver, a quantidade de multas é reflexo dos comportamentos da população”, pontuou Ana Paula.

Um outro problema levantado pelos parlamentares foi a questão do estacionamento rotativo. Segundo os vereadores, a população tem reclamado da falta de informações sobre as formas de pagamento e da precariedade de funcionamento do aplicativo. Por sua vez, a secretária informou que “a empresa responsável pelo serviço já foi notificada e, assim, comprometeu-se em apresentar uma nova plataforma, com meios simples e objetivos de efetivar essas cobranças, de modo que a população seja amplamente atendida”, esclareceu.

Vários outros assuntos também foram discutidos durante a reunião, tais como o aumento do número de acidentes na cidade e as providências para a redução dessa taxa; alterações no trânsito para facilitar fluxos e evitar acidentes; necessidade de sincronização de semáforos; instalação de faixas elevadas próximas às escolas; trocas de placas de sinalização e renovação de pinturas; melhorias dos pontos de ônibus e dos fluxos; realização mais constante de ações de conscientização no trânsito, entre outras.

Na ocasião, Ana Paula afirmou que a secretaria de Trânsito conta com um número reduzido de agentes e demais integrantes da parte operacional e administrativa, diante da grande demanda da pasta. Contudo, esclareceu que os problemas pontuais que possuem justificativa técnica são resolvidos de acordo com a prioridade, já as questões mais complexas de trânsito serão analisadas de forma ampliada e integrada “Com o diagnóstico já realizado, entraremos na fase de soluções. Haverá um trabalho conjunto entre a empresa contratada e todas as secretarias envolvidas, para que a cidade, de fato, seja atendida”, evidenciou a secretária de Trânsito.

Para o presidente da CUTT, vereador Vicente de Paula, é importante manter esse contato direto com representantes do Executivo Municipal a fim de esclarecer as demandas da população e dirimir os problemas no trânsito. Conforme esclareceu Vicente, “assim que a nova empresa for contratada, ela dará continuidade ao PAITT, devendo apontar soluções efetivas para a resolução dos problemas do trânsito de Patos de Minas, a curto, médio e longo prazo”.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa