Ferramentas de acessibilidade

Legislativo Patense presta homenagem a homens e mulheres do campo pelo Dia do Produtor Rural

Em reconhecimento à importância do produtor rural, a Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou a Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou sessão especial, na tarde dessa terça-feira (9/7), para a entrega da Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

Criada pela Lei Municipal nº 5.611/2005, a Medalha de Destaque Rural é concedida neste mês de julho em comemoração do Dia do Produtor Rural Mineiro, em 7 de julho, e do Dia do Produtor Rural, em 28 de julho.

Na oportunidade, os parlamentares entregaram uma medalha de mérito para cada condecorado, como forma de reconhecimento do Legislativo Patense à grande importância dos produtores e produtoras rurais para o desenvolvimento e prosperidade do nosso País e do nosso Município.

Na fase de pronunciamentos, o representante dos homenageados, João Batista Vida sublinhou a relevância de cada um dos condecorados da tarde para a sobrevivência da população; disse que a sociedade atual está passando por “transformação muito grande”, especialmente no que diz respeito à área do campo, bem como à área política; e agradeceu, em nome de todos, pela homenagem.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação musical da dupla Mateus Ferraz e Thiago, que homenagearam, por meio da música sertaneja, homens e mulheres do campo.

Conheça a história de Dr. Moacir Viana de Novaes, que intitula a Medalha Destaque Rural

Dr. Moacir Viana de Novaes, que intitula a Medalha Destaque Rural, nasceu em Matozinhos, no dia 30 de março de 1900, diplomando-se pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, em Belo Horizonte, no ano de 1925. Foi o primeiro diretor do Instituto Agronômico de Sete Lagoas, de onde veio transferido para Patos de Minas no ano de 1932.

Aqui no município, ele foi o primeiro chefe da colônia agrícola local e dirigiu, durante 34 anos, a subestação experimental de Patos de Minas da EPAMIG, na qual desenvolveu importante trabalho de pesquisa científica para a melhoria genética de sementes, a prática da agricultura no cerrado e o uso de fertilizantes, incentivando, dessa forma, a produção pela disseminação de conhecimentos técnicos inovadores aos produtores rurais da região. Dr. Moacir Viana de Novaes faleceu aos 74 anos, no dia 17 de junho de 1974, neste Município.

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.