A honraria é um reconhecimento público a cidadãos, empresas e entidades que fazem a diferença no Município.
Em sessão especial realizada na noite dessa terça-feira (12/11), a Câmara municipal de Patos de Minas concedeu o diploma de Moção de Aplausos a cidadãos, empresas e entidades que contribuíram, de forma significativa, para o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento do Município.
Durante a cerimônia, os vereadores tiveram a oportunidade de prestar homenagens, por meio da entrega individual da Moção de Aplausos a diversas pessoas físicas e jurídicas, enaltecendo, assim, o trabalho, a dedicação e os feitos desses cidadãos que tanto contribuem para o fortalecimento de Patos de Minas. Cada moção foi recebida com fortes aplausos, em celebração à importância daqueles que fazem a diferença no cotidiano da cidade.
Após a entrega dos diplomas, passou-se à fase de pronunciamentos, oportunidade em que autoridades e homenageados destacaram a relevância do reconhecimento público. Discursaram o representante do prefeito Luís Eduardo Falcão, corregedor do Município, Emerson Gontijo; o vereador Nivaldo Tavares, em nome da Câmara Municipal; e o representante dos agraciados, João Otávio de Oliveira Coelho, presidente da Associação Orquestra de Viola Caipira.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical da Associação Orquestra de Viola Caipira, que encantou e emocionou a todos os presentes com clássicos da viola caipira, bem como ao som do berrante, rememorando a cultura e a tradição sertaneja.
Confira, no site www.camapatos.mg.gov.br, a matéria completa, as fotos da sessão e o nome dos homenageados, acompanhado do motivo de cada moção.
Pronunciamentos
O corregedor do Município, Emerson Gontijo, parabenizou a todos os homenageados e reforçou o mérito da honraria: “Estamos aqui hoje celebrando as conquistas de muitas pessoas, das entidades que representam, as conquistas de um povo, de uma cidade, de um município. Assim, celebramos hoje a nossa Patos de Minas!”.
Como orador oficial da sessão, discursou o vereador Nivaldo Tavares dos Santos, que proferiu os agradecimentos em nome da Câmara Municipal. Sobre a história de vida de cada agraciado, o parlamentar destacou que são pautadas em ações de “dedicação, superação e entrega”; desejou “Que os obstáculos nunca interrompam o sonho de conquistar algo a mais na vida de vocês [homenageados]” e finalizou o seu discurso com a mensagem bíblica: “Deus nunca disse que a jornada seria fácil... Ele disse que a chegada valeria a pena..."
Como representante dos homenageados, falou o presidente da Associação Orquestra de Viola Caipira, João Otávio de Oliveira Coelho. Inicialmente, o presidente da instituição mencionou a satisfação de ver o crescimento da Orquestra, a transformação em Associação e o recebimento da homenagem pela Casa Legislativa. “Tenham a certeza de que todo o nosso saber e todos os nossos esforços são no sentido de proporcionar ao povo de Patos de Minas uma sociedade alegre e que valoriza suas raízes e tradições sertanejas”, realçou.
João Otávio também destacou a importância da trajetória de cada agraciado, reforçando a característica de “doação” presente em todos os homenageados: “Doação ao próximo, à sociedade, à vida, ao trabalho, ao conhecimento, à prestação de serviços, ao esporte, ao amor, à cultura, à caridade, ao civismo e ao povo. Ou seja, doação de perseverança e esperança, na intenção de formar uma sociedade mais justa e íntegra para todos”.
Ao final, como forma de homenagear os condecorados e pessoas presentes na sessão especial, o presidente da Associação Orquestra de Viola Caipira, juntamente com os demais integrantes, fizeram uma apresentação musical de clássicos da viola caipira, que encantou e emocionou a todos os presentes.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.