Dezessete mulheres de Patos de Minas foram agraciadas com a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” durante sessão especial.
A Câmara Municipal de Patos de Minas celebrou o Dia Internacional da Mulher com a entrega da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, em sessão especial realizada na noite de quinta-feira (6/3), no plenário da Casa Legislativa.
Cada vereador teve a oportunidade de homenagear uma mulher do município, reconhecendo sua trajetória de vida, superação e conquistas. As agraciadas simbolizam a força, a resiliência e o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O histórico de vida de cada homenageada pode ser conferido no site institucional da Câmara: www.camarapatos.mg.gov.br.
Além das homenageadas, a Comissão de Cerimonial e Eventos da Câmara prestou um tributo especial às vereadoras Professora Beth e Brenda Évellyn, presenteando-as com flores, em reconhecimento ao seu papel como vozes ativas das mulheres no Legislativo Municipal.
Durante a sessão, três mulheres ocuparam a tribuna para destacar a importância da figura feminina na sociedade:
🔹 Jorgiane Suelen de Sousa, secretária municipal de Desenvolvimento Social e representante do prefeito Luís Eduardo Falcão, enfatizou a diversidade de profissões das homenageadas, exaltou a sensibilidade e a força das mulheres e incentivou a prática da sonoridade, reforçando a importância de divulgar e valorizar o trabalho de outras mulheres.
🔹Leila Moura de Brito, uma das agraciadas e representante das homenageadas, ressaltou a relevância das diferentes histórias e profissões homenageadas, que inspiram e transformam a sociedade. Em sua fala, citou o versículo bíblicos sobre as mulheres: "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis" - Provérbios 31:10 e “Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" - Provérbios 31:30-31. Ao finalizar, desejou que todas as mulheres sigam sua jornada com fé e determinação.
🔹Professora Beth, vereadora e oradora oficial da Câmara na solenidade, fez uma analogia poética entre as homenageadas e as grandes mulheres da história. Inspirada em Cora Coralina, citou a frase: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”, destacando que cada agraciada representa todas as mulheres de Patos de Minas. “Mulheres batalhadoras, que se desdobram em múltiplas jornadas, enfrentam desafios diários e, ainda assim, encontram tempo e força para transformar o mundo ao seu redor”, afirmou.
Encerrando a solenidade, a cantora Márcia Soares e a pianista Raquel Lima, do Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, realizaram uma apresentação musical em homenagem à presença e ao protagonismo feminino na comunidade.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas