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Escola do Legislativo promove palestra sobre relações no ambiente de trabalho

 

         A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu, na manhã desta quinta-feira (29), no Plenário, a palestra "Lidando com pessoas e com situações (in)formais no ambiente de trabalho", ministrada pelo Coordenador do Curso de Comunicação Social e da Agência Crivo no Unipam, Pedro Henrique de Sousa Ferreira. Estiveram presentes vereadores, servidores, assessores da casa e cidadãos patenses.

            Por meio de slides e vídeos, Pedro Henrique mostrou a importância da interação e da afinidade entre os indivíduos no ambiente de trabalho em que estão inseridos. Para ele, “o comportamento de cada pessoa durante a rotina profissional influencia diretamente no sucesso ou no fracasso das organizações”.  Diante do exposto, Pedro Henrique propôs aos presentes uma reflexão: “Até onde percebemos a responsabilidade dos nossos atos no ambiente em que trabalhamos?”.

            Assim, a Palestra teve, como foco, a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho, na tentativa de elucidar como e por que questões relacionadas à liderança, poder, processos, atitudes, estrutura e conflitos afetam os indivíduos e a qualidade do serviço prestado por eles.

 

Os quatro pilares das relações de trabalho

 

             Segundo Pedro Henrique, as pessoas precisam levar em conta quatro pontos específicos nas suas relações de trabalho:

  • Imagem: está diretamente relacionada ao estilo pessoal de cada um. “É importante descobrir o seu próprio estilo e conciliar, ao mesmo tempo, o tipo físico e/ou interior dele, fazendo com que se sinta mais confortável e confiante em suas roupas e expressando com autenticidade o seu verdadeiro eu”, sugere Pedro Henrique. Como exemplo disso, foi citada a frase da Consultora de Imagem, Marlene Tarbill: “O segredo de se vestir bem é o mesmo que fazer bem qualquer outra coisa. É ter conhecimento daquilo que se está fazendo e por que o está fazendo”. O palestrante aproveitou a oportunidade e deu dicas importantes sobre como manter uma imagem positiva no ambiente de trabalho, afinal, “a sua imagem pode definir a sua personalidade”, finaliza.

 

  • Comunicação: de acordo com Pedro Henrique, uma boa comunicação é pautada na credibilidade, direcionamento, relevância, transparência e no uso dos canais e dos códigos disponíveis. O fato de as pessoas serem diferentes e o ambiente organizacional extremamente contingencial, faz-se necessário que o gestor, no intuito de aplicar eficazmente as estratégicas de comunicação, considere variáveis como ambiente, tecnologia, personalidade e cultura de cada pessoa. A partir do entendimento das diferenças, cria-se um ambiente mais colaborativo, “o qual é mais eficiente e vantajoso do que o ambiente crítico”, afirma Pedro Henrique.

 

  • Postura: é uma questão de respeito, educação, compreensão e de responsabilidade. Na concepção de Pedro Henrique, “é primordial que saibamos o que dizer, como dizer, quando dizer e para quem dizer e, ainda, o momento certo de nos mantermos em silêncio. Pessoas guardam sentimentos e ressentimentos, por isso devemos perguntar, questionar, pedir sugestões e ter muito cuidado com o excesso de sinceridade”, conclui.

 

  • Profissionalismo: A pessoa deve estar preparada para exercer com competência a função para a qual foi designada e saber planejar o tempo disponível da melhor maneira possível. Segundo Pedro Henrique, é o profissional que cria as próprias armadilhas no ambiente de trabalho. Portanto, ele sugere que “paremos de jogar a culpa nos outros e nos atentemos para a resolução dos nossos problemas”. De que forma? “Entendendo-os, refletindo sobre eles, avaliando-os e colocando as nossas boas ideias em prática”, finaliza.

 

“Devemos interpretar as pessoas pelo o que elas são e não pelo o que desejaríamos que fossem”  - Pedro Henrique de Sousa Ferreira.  Graduado em Publicidade e em Artes Plásticas, e Especialista em Comunicação Integrada e Marketing Estratégico. 

 

Escola do Legislativo

          A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas consolida-se como importante ferramenta de formação de agentes públicos, políticos e da população em geral para o exercício da cidadania. Atualmente está sob a organização dos seguintes servidores da Câmara: a Contadora Adenísia de Leles Sousa (Diretora da Escola), o Redator Geovane Fernandes Caixeta (Coordenador de Cursos) e a Analista Legislativo Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Secretária).

 

AUTOR: Carla Matos

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

 

 

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA INDICA MEMBROS DA CPI

 

           A Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota –, no uso de suas atribuições legais, convocou os demais Vereadores dessa Casa Legislativa para Reunião Extraordinária a ser realizada nesta quarta-feira (28), às 14h30, no Plenário. Na Reunião, os líderes de partidos indicarão os membros que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigará o desvio de verbas na Central Regional de Abastecimento de Patos de Minas – Ceasa. Composta a Comissão, os membros titulares farão a escolha do Presidente e do Relator da CPI, de acordo com a Legislação vigente.

          Como se sabe, as reuniões da Câmara são abertas à população, não existindo mais o voto secreto.

 

 

Câmara Municipal recebe visita do Bispo Diocesano Dom Cláudio
 


       A Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), a ilustre visita do Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm, acompanhado pelos Padres Sebastião Paulino e Marcelo Ribeiro e pelo Acólito Leandro Siqueira. O objetivo da visita foi a troca de informações sobre o atual momento vivido pelo Legislativo Patense, bem como pela Diocese de Patos de Minas.
     A abertura oficial foi feita pelo Assessor de Comunicação da Câmara, José Afonso da Silva, o qual convidou, para a composição da mesa, o Sr. Bispo Dom Cláudio, os Padres presentes, a Vereadora-Presidente, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota – e o Vereador Amarildo Ferreira Silva.

Pronunciamentos


- Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota)


         A Vereadora-Presidente deu sequência à cerimônia, saudando os visitantes e falando sobre a afinidade entre política e religião: “Religião e política, na medida em que ambas têm um aspecto público, se aproximam e se entrelaçam. O sacerdócio, além da vocação, é uma prática que visa ao acolhimento do outro. A política, além do conjunto de procedimentos que orientam a organização de um Estado, é uma prática que também visa ao acolhimento do outro”. A Vereadora-Presidente também fez a leitura da seguinte mensagem, inspirada num trecho da Carta aos Hebreus (10, 24) e citada pelo Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às obras”. Sobre a mensagem, Dalva Mota fez a seguinte reflexão: “Nesta época de avanços tecnológicos extraordinários, de apologias a prazeres efêmeros, de consumismos desenfreados e de diferenças marcantes entre os que possuem e os desprovidos de uma vida digna, nós, ou do sacerdócio, ou da política, não podemos deixar de cultivar a fraternidade, quase esquecida. Acredito que só assim é que podemos construir uma sociedade com justiça: menos desigual, mais colaborativa”.
 

- Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm


           O Sr. Bispo Dom Cláudio fez uso da palavra, frisando em sua fala a importância do bem comum. Para ele, “os vereadores são escolhidos pelo povo com a missão de prestarem atenção às reais necessidades que são comuns a todos, devendo ser, portanto, homens públicos honestos, íntegros e éticos”.  Para o Bispo, é preciso que os vereadores estejam sempre próximos das comunidades, identificando as principais demandas, trazendo-as para dentro da Casa Legislativa e discutindo-as.  A partir daí, “torna-se possível elaborar leis idôneas, pautadas no princípio da coletividade”. O Sr. Bispo Dom Cláudio também ressaltou a importância de os três poderes -  Legislativo, Executivo e Judiciário - trabalharem em harmonia  e o papel dos Assessores, Servidores públicos e Parlamentares na presteza do serviço público de qualidade.


- Vereadores


      Os demais Vereadores presentes, Amarildo Ferreira Silva, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Itamar André dos Santos, José Carlos da Silva (Carlito) e Pedro Lucas Rodrigues (Xará) cumprimentaram os visitantes e, na oportunidade, fizeram algumas colocações sobre a política atual e sobre alguns problemas que afligem a sociedade, como as drogas, a corrupção e o crime organizado. Os Vereadores manifestaram ainda a intenção de estreitar as relações do Poder Público com a Igreja, a fim de trabalharem juntos em prol do bem comum e na tentativa de minimizar os problemas sociais.

Apresentação do Poder Legislativo Municipal  

 
      Na sequência, o Procurador Geral e Consultor Jurídico da Câmara, Dr. Itamar José Fernandes, apresentou aos visitantes o Poder Legislativo de Patos de Minas, abordando a sua estrutura e as funções, e os desafios e as perspectivas. Segundo Dr. Itamar, os desafios de maior urgência são a promoção da dignidade da pessoa humana, a primazia pela qualidade do serviço prestado e a compreensão de que, antes do crescimento, primeiro deve vir o desenvolvimento. Assim, a principal perspectiva é uma Gestão Pública responsável e efetiva, a qual só é possível por meio de um esforço conjunto.


Encerramento

    O agradecimento final foi feito pela Vereadora-Presidente Dalva Mota que, posteriormente, acompanhou o Sr. Bispo Diocesano Dom Cláudio e seus acompanhantes em visita às instalações da Câmara.


 

Autor: Carla Matos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Como chegar

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