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Projetos de lei passam por análise na CLJR

Dentre as matérias analisadas, estão o Fundo Municipal de Educação e a autorização para contratação de crédito para aquisição de máquinas agrícolas.

 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) esteve reunida nesta segunda-feira (19/03), no plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas, para analisar diversos projetos de lei.

A Comissão formada pelos vereadores Otaviano Marques de Amorim (Presidente), Isaías Martins de Oliveira e Vicente de Paula Sousa, tem como principal finalidade emitir parecer de constitucionalidade e legalidade em matérias legislativas, para posterior votação em reunião ordinária.

Dentre os projetos analisados, destacam-se dois de autoria do Poder Executivo Municipal:

  • Projeto de Lei n° 4717/2018, que “Cria o Fundo Municipal de Educação – FME”

De acordo com a justificativa do autor, o FME “é o conjunto de recursos financeiros à disposição do Prefeito para investir e melhorar a educação”. A referida matéria dispõe que o orçamento desse fundo “deve ser elaborado de forma destacada no orçamento da Prefeitura, demonstrando-se claramente suas receitas e despesas específicas, não se confundindo com o orçamento da Secretaria Municipal de Educação”.

  • Projeto de Lei n° 4719/2018, que “autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A.”.

Segundo o autor, o projeto em questão visa “autorizar o Município de Patos de Minas a contratar com o Banco do Brasil S.A. operações de crédito até o valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), destinados à aquisição de máquinas, equipamentos e veículos’’. E ainda acrescenta que “essa linha de crédito visa a atender o Programa Eficiência Municipal, disponibilizada para Municípios com o objetivo de proporcionar investimentos”.

O autor também enumera os equipamentos e veículos que pretendem ser adquiridos, que são “motoniveladoras, retroescavadeiras, carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes”.

Os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Francisco Carlos Frechiani (Presidente da Câmara), João Batista Gonçalves (Cabo Batista), Lásaro Borges de Oliveira, Maria Dalva da Mota Azevedo, Mauri Sérgio Rodrigues (Mauri da JL), Nivaldo Tavares e servidores da Casa também acompanharam os trabalhos da comissão.

Na sequência, houve a reunião da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (CUTTMA) para discutir o mérito de alguns projetos de lei.  A mencionada comissão é composta pelos Vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (Presidente), João Batista Gonçalves (Cabo Batista) e Vicente de Paula Sousa. Na ocasião, esteve presente, também, o Procurador Geral do Município, Jadir Souto Ferreira.

Os projetos analisados poderão entrar na pauta da Reunião Ordinária, a ser realizada na próxima quinta-feira (22/03), às 14 horas, no plenário. A pauta será divulgada nesta terça-feira (20/03) e estará disponível no site oficial da Câmara Municipal: http://www.camarapatos.mg.gov.br.

A população patense está sendo convidada a participar das reuniões e eventos realizados pelo Legislativo Municipal.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

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Comércio ambulante na Fenamilho é tema de reunião na Câmara Municipal.

O Projeto de Lei n° 744/2018, discutido em reunião entre Vereadores e representantes do Executivo, poderá sofrer emendas antes da votação em plenário.

 

Reunião entre Vereadores e servidores públicos municipais, realizada nesta quinta-feira (15/03), às 14 horas, buscou esclarecer pontos do Projeto de Lei Complementar nº 744/2018, de autoria do Executivo Municipal, que “Estabelece critérios para estacionamento e o exercício do comércio ambulante durante a Festa Nacional do Milho.

A reunião, solicitada pelo Vereador David Antônio Sanches – David Balla, contou com a participação de outros parlamentares, como Edimê Erlinda de Lima Avelar, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Nivaldo Tavares dos Santos e Vicente de Paula Sousa. Da Prefeitura, foram convidados o Diretor de Receita, Derci José da Silva, o Gerente de Fiscalização de Posturas, Guilherme José da Silva Duarte, e o Diretor de Regulação Urbana, Rodrigo Moreira Alves. Também presentes, assessores parlamentares e servidores do Legislativo Municipal.

O tema da reunião, foi a regularização dos comércios ambulantes no período da Fenamilho, ou seja, as barracas instaladas no entorno ao Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. O Diretor de Receita, Derci José da Silva, salientou que o projeto de lei em questão tem por objetivo a regulamentação dos tributos cobrados, “Nosso código tributário municipal é de 1989, e os valores são impraticáveis”, pontuou. Dessa forma, a Prefeitura de Patos de Minas promoveu, juntamente com os setores responsáveis, uma adequação dos tributos cobrados para esses ambulantes.

De acordo com o Gerente de Fiscalização de Posturas, Guilherme José da Silva Duarte, o montante estabelecido no Código Tributário era superior à realidade, “Uma barraca de um metro quadrado custava, por dia, aproximadamente 360 reais, e com essa matéria, pretende-se praticar um preço mais justo, algo em torno de 40 reais por dia”, explicou.

Conforme ressaltou o Gerente de Fiscalização de Posturas, Guilherme Duarte, sempre eram as mesmas pessoas que utilizavam o espaço para comércio ambulante durante a festa, porém, com a crise, outras se interessaram, e a concorrência cresceu.

Justificando as mudanças, os representantes do Executivo explicaram que muitos comerciantes ambulantes chegavam a dormir na porta da Prefeitura para conseguir seu lugar no comércio temporário. Antes, as distribuições dos locais para instalação das barracas eram realizadas por ordem de protocolo. Entretanto, essa prática não valerá mais pois, a partir desse ano, foram estabelecidos critérios para a distribuição, em conformidade com o PLC n° 744/2018, que explica os procedimentos para a concessão do alvará de funcionamento provisório, expedido pela Diretoria de Regulação Urbana.

O referido projeto deverá sofrer emendas para, em seguida, ser pautado na próxima Reunião Ordinária marcada para o dia 22 de março.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

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Vereadores se reúnem com Secretário de Agricultura para discutir a situação das estradas rurais

Dentre os problemas apontados, estão a precariedade das máquinas, o tempo de deslocamento de pessoal e questões de licitação.

 

Vereadores e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável se reuniram nessa terça-feira (13/03), no período da tarde, no plenarinho da Câmara Municipal, para analisar a situação das estradas na zona rural de Patos de Minas. A infraestrutura disponível para a manutenção dessas estradas foi o principal ponto debatido.

A convite do Vereador Isaías Martins de Oliveira, estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Rodrigues Ferreira, o Diretor de Indústria e Comércio, Fernando Porto, e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Vicente de Paula Sousa.

Na ocasião, o principal questionamento foi acerca da infraestrutura decadente da Administração Municipal para a manutenção das estradas, visto que as máquinas são antigas e se encontram em péssimo estado de conservação. Outro ponto indagado foi sobre a demora para se restaurar algumas estradas.

Por sua vez, o Secretário de Agricultura, João Paulo Rodrigues esclareceu que, com a divisão das secretarias de obras públicas e agricultura, houve também a redistribuição das máquinas e, com isso, as equipes destinadas a atender a zona rural diminuíram. Segundo João Paulo, atualmente apenas quatro equipes estão em operação.

Também foi abordada a carga horária de 6 horas diárias dos servidores públicos. O secretário ressaltou que, no ambiente rural, essa carga horária não funciona, pois deve ser levado em consideração o tempo de deslocamento de ida e volta. De acordo com ele, o ideal seria voltar a pagar as horas extras, para que os servidores trabalhassem o período necessário no dia/semana e entregassem o serviço à comunidade rural no tempo adequado.

Na oportunidade, discutiu-se, ainda, problemas com as licitações. João Paulo disse que o processo é muito demorado, citando um exemplo real: “Estamos há dois meses tentando terceirizar três caminhões e o processo está parado”. De acordo com o secretário, existe a Portaria n° 1.211, 26 de maio de 2017, que diz respeito às verbas do governo federal destinadas às estradas rurais. Nesse sentido, a Prefeitura está tentando conseguir a transferência de recursos federais, de modo a possibilitar a terceirização ou aquisição de equipamentos. A solução do problema, segundo João Paulo, seria a compra de máquinas como tratores, caminhões, retroescavadeiras, dentre outras.

Na próxima quinta-feira (15/03), os vereadores se reunirão com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, para tratar dos problemas enfrentados pela Secretaria de Agricultura.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

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Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

O objetivo do Conselho é promover políticas públicas para as mulheres, assegurando o pleno direito de sua participação e integração no desenvolvimento social, político e cultural.

 

Na tarde dessa segunda-feira (12), no gabinete do Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o mandato de dois anos. O conselho é composto por oito membros efetivos, sendo quatro representantes de órgãos governamentais e quatro representantes da sociedade civil, além dos suplentes, totalizando 16 pessoas. Ao empossar as novas integrantes, José Eustáquio cumprimentou a todas, agradeceu pelo empenho, destacou a importância do conselho e desejou sucesso na gestão.

Após a posse, houve a eleição da nova diretoria, sendo eleita por unanimidade a conselheira Gislene Aparecida Pereira Rodrigues Araújo para a presidência do conselho. A nova presidente é representante da área governamental pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde atua no Centro de Referência da Mulher. Para o cargo de vice-presidente, foi eleita Adriane Maria dos Santos Machado, representante da área civil pela Casa da Amizade do Rotary Club de Patos de Minas, e, para o cargo de secretária, foi empossada Lídia Gonçalves dos Anjos, representante da Delegacia da Mulher.

A ex-presidente do Conselho, Kátia Mendes de Andrade, reforçou a importância da participação de todos, principalmente na luta contra a violência de gênero. Ela fez um balanço positivo de sua gestão, em que foram realizados diversos eventos de conscientização e de valorização feminina.

As conselheiras demonstraram uma grande motivação em atuar no conselho, com o intuito de conquistar muitas metas em relação aos Direitos da Mulher, promover políticas públicas assegurando o pleno direito de participação e integração no desenvolvimento social, político e cultural, além de buscar se tornar um centro permanente de debates entre os diversos setores da sociedade. Na ocasião, os Vereadores Nivaldo Tavares dos Santos e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi representaram o Legislativo Municipal.

 

Dia das Mulheres no Parque

O primeiro ato da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será a participação no Domingo no Parque, evento da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, marcado para o próximo domingo (18/03), a partir das 8 horas, no Parque Municipal do Mocambo, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa conta com diversos parceiros para oferecer palestras e serviços ao público que comparecer ao local.

Abaixo, a relação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gestão 2018/2020:

 

I – Representantes da área governamental:

a) Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:

Titular: Gislene Aparecida Pereira Rodrigues Araújo

Suplente: Raisa Alves Noronha

 

b) Da Secretaria Municipal de Saúde:

Titular: Cláudia Yatio Nakao

Suplente: Cristina Célia Teixeira

 

c) Da Secretaria Municipal de Educação:

Titular: Lúcia de Fátima Pereira

Suplente: Jaqueline Mara de Almeida

 

d) Da Delegacia da Mulher:

Titular: Lídia Gonçalves dos Anjos

Suplente: Daniela Castro Dias

 

II – Representantes da área civil:

a) Da Ordem dos Advogados de Patos de Minas - OAB Mulher:

Titular: Sânia Sayonara Souza

Suplente: Amanda Souza Tannous

 

b) Do segmento empresarial:

Titular: Natália Pereira Silva Faria

Suplente: Renata Teixeira de Castro

 

c) Clubes de serviços e afins - Casa da Amizade/Rotary Club de Patos de Minas:

Titular: Adriane Maria dos Santos Machado

Suplente: Daniela Beatriz da Silva

 

d) Clube de serviços e afins - Lions Clube de Patos de Minas – Centro:

Titular: Kátia Mendes de Andrade

Suplente: Telma Maria Marques Coelho

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas, com atualização e revisão da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

Fotos: Ascom/Prefeitura de Patos de Minas.

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Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor realiza segunda reunião

Mobilização, sensibilização, diagnósticos, proposições e audiências públicas, dentre outros temas, foram discutidos na ocasião.

 

Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas esteve reunido na segunda-feira (12/03), às 14 horas, no prédio da Prefeitura Municipal. O convite para a reunião partiu do Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Júlio Cézar de Castro Fonseca.

Os trabalhos foram conduzidos pelo arquiteto e coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues, que fez uma apresentação dos pontos atacados até agora. Confira a seguir:

Mobilização e sensibilização

- Já estão em atividade, desde fevereiro, os grupos de mobilização, bem os trabalhos de formatação e produção do material de mídia, por parte da Prefeitura Municipal, com o objetivo de alcançar a sensibilização geral; como também estão sendo realizadas mobilização e capacitação comunitária, e ainda as reuniões do Núcleo Gestor para apresentação dos trabalhos desenvolvidos; o prazo vai até o dia 21 de abril. As postagens do andamento dos trabalhos, conforme previsto, estão sendo feitas na página da web e nos grupos de WhatsApp, e deverão continuar até a aprovação do Projeto de Lei que trata da revisão do Plano Diretor. Quanto às audiências, estas estão previstas para o período de 29 de abril a 30 de junho, e a compilação de dados entre 8 e 14 de julho.

Diagnósticos e proposições

- Leitura técnica, em desenvolvimento, com prazo até 28 de abril; leitura comunitária, de 29 de abril a 7 de julho, com a cidade dividida em 9 regiões e os distritos em 7; compilação de dados, de 8 a 14 de julho; diretrizes e proposições, análises setoriais, comparativos de dados e projeções e proposições, no período de 15 de julho a 4 de agosto; validação das propostas, audiência com os grupos gestores dos eixos temáticos e audiências públicas, de 5 a 18 de agosto, com locais já definidos, mas ainda sem confirmação de datas e horários.

Lei do Plano Diretor Participativo

- Redação do Projeto de Lei, elaboração, revisão e redação final, de 19 de agosto a 1º de setembro; reuniões plenárias        para discussão e aprovação do projeto de lei, de 2 a 15 de setembro; Lei do Plano Diretor Participativo, de 16 a 29 de setembro de 2018.

O coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues, explicou sobre o andamento dos trabalhos de diagnóstico, dizendo que ainda faltam muitos dados para que se tenha um levantamento completo das necessidades atuais das áreas urbana e rural do Município. Marcelo observou que a falta do georreferenciamento, oriunda da dificuldade atual de financiamento por parte dos bancos públicos, desfavorece o ritmo mais ágil de obtenção do diagnóstico.

Algumas dúvidas foram esclarecidas durante a reunião, inclusive sobre a interferência ou não da Lei Eleitoral. O Procurador-Geral do Município, Jadir Souto Ferreira, esclareceu que, à luz da legislação, não há impedimento, desde que o processo de discussão não sofra ingerência de partidos políticos ou de possíveis candidatos.

O Vereador Nivaldo Tavares dos Santos participou da reunião, juntamente com o Assessor de Comunicação do Legislativo, José Afonso da Silva, e do Assessor Parlamentar do Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, Vicente Antônio Batista Fonseca.

A próxima reunião do Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor ficou marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, na Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

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